100 Ideias Para Comunicar ou Inovar?

Temos lâmpadas de ideias criativas para ti!


Brainstorming para gerar ideias criativas

Há tempestades que devem ser estimuladas se quisermos ter uma mente aberta

O brainstorming é uma ferramenta de trabalho utilizada para gerar soluções face a um problema. Em grupo e com um moderador/orientador, cada elemento irá dar ideias sobre a causa do problema e soluções. Essas ideias podem ser apontadas num quadro, agrupadas pelo moderador, que irá orientar em que sentido devem continuar as intervenções. Não deve haver julgamentos sobre as ideias, para que ninguém se sinta inibido de contribuir.

Em vez de um quadro, podem ser utilizados programas online de mind maping, que facilitam a criação de esquemas, anotação de ideias, relacionamento entre elas e sua memorização. Espreita o Mindmup ou o MindMapFree, ambos programas gratuitos e muito fáceis de utilizar.

As desvantagens do brainstorming em grupo e com moderador é que o sentido das ideias fica condicionado à perceção do moderador tem do que é importante ou não e algumas pessoas também podem sentir-se inibidas em expressar as suas opiniões. Nesse sentido, pode-se optar pelo brainwritting, que é uma versão silenciosa do brainstorming e sem moderador. Cada elemento do grupo aponta uma ou duas ideias numa folha de papel. As folhas são depois trocadas aleatoriamente entre os elementos, que irão acrescentar as ideias geradas a partir do que leram.

+ lâmpadas
+ oportunidades